Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual o profeta que antes era boieiro?
Isaías
Ezequiel
Amós
Jonas
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (400 votos)




ONLINE
3





Partilhe esta Página




A BÍBLIA E A SUA IMPORTÂNCIA
A BÍBLIA E A SUA IMPORTÂNCIA

A BÍBLIA E A SUA IMPORTÂNCIA

TEXTO BASE:

Romanos 15.4

“Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”.

            Hoje é um dia muito importante para nós Cristãos, pois comemoramos os 504 (Quinhentos e Quatro anos) da Reforma Protestante feita por Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517 em Wittenberg, saxônia, quando Lutero aplicou as 95 (Noventa e Cincos) Teses sobres o Poder e a Eficácia das Indulgências ao Arcebispo de Mainz. Podendo nesse dia tão especial ter uma explanação sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Como o Apóstolo Paulo nos adverte nessa passagem a qual acabamos de ler que tudo que dantes foi escrito, foi escrito para nosso ensino e para que tenhamos esperança (Rm 15.4). Hoje aprenderemos sobre a bíblia e a sua importância, ou seja, porque eu devo estuda-la, meditar nela, quais os benefícios terei em conhece-la, e muito mais.

            A bíblia possui dois pontos importantes para termos ou possuirmos uma boa macrovisão: a informação e a formação. Com a informação obteremos aprendizados, ensinamentos e etc. Já com a formação chegaremos a uma estatura de varão aprovado, teremos uma formação de caráter e etc.

            Cada religião possuía o seu livro base, como por exemplo:

  1. O Islâmico = Possui o Alcorão.
  2. O Budismo = Possui o Páli Tripitakan, que significa os três cestos da sabedoria.
  3. O Espiritismo = Possui o livro dos espíritos.
  4. O Judaísmo = Possui a Torah.
  5. O Cristianismo = Para nós os cristãos possuímos a Bíblia Sagrada, como nossa única regra de fé e prática.

A Bíblia pra quem a possui tem várias representatividades, isto é:

  1. Como Soldado = Ela é sua espada.
  2. Como Guerreiro = Ela é sua bandeira.
  3. Como Pessoa faminta = Ela é pão.
  4. Como viajante = De estrada escura da vida, ela é sua lâmpada e luz.

A Bíblia em sua totalidade chamamos a de um livro sobre natural, por alguns motivos.

A SUA FORMAÇÃO

            Para se escrever um livro exige alguns fatores básico:

  1. Definir o seu gênero literário.
  2. Não se desesperar no começo.
  3. Trabalhar com a sua inspiração.
  4. Criar um conceito.
  5. Montar um planejamento.
  6. Pensar na construção dos seus personagens.
  7. Ser um observador.

O tempo que levar para escrever um livro depende da sua história, do seu compromisso, da capacidade de reconhecer e resolver os medos e a vontade de editar enquanto está ainda no momento da escrita. Isso pode demorar diversas semanas, meses ou até alguns anos.

A Bíblia levou cerca de 1600 (hum mil e seiscentos) anos para ser escrita, houve cerca de 40 (quarenta) escritores em épocas, tempos e até culturas diferentes, e todos os livros ao se reunirem nessa coletânea todos tem uma harmonia entre eles e o mais importante falam do mesmo personagem.

 

A SUA INSPIRAÇÃO

            Paulo deixa bem claro que não é parcialmente, mas sim toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, e com a finalidade de que nela o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (IITm 03.16,17).

 

A SUA PRESERVAÇÃO

            Todos os livros já escritos muitos deles ou porque não dizer quase todos não existe mais. A Bíblia é o único livro que vem passando e vencendo séculos. O livro mais famoso dos séculos passados chamava-se: “o livro das guerras”, até hoje só existe cerca de 10 exemplares no mundo. Esse livro sagrado que chamamos de Bíblia Sagrada, só no ano de 2018 foi impresso mais de 38 milhões de exemplares.

A SUA INFLUÊNCIA

            A Bíblia é o único livro que quando uma pessoa a lê, se estiver triste se alegra, se estiver com medo é encorajada, se estiver sem esperança passa a ter esperança, ou seja, ela com a ajuda do Espírito Santo, influência as pessoas, pois ela é o único livro que quando alguém está lendo o próprio autor estar por perto.

 

O SEU APOIO

            Para que um livro mantenha o seu apoio é necessário que o autor esteja por perto, ou se alguém comprar o direito de autoria poderá estar apoiando-o, a Bíblia é intransferível pois, quem a apoia é o próprio autor, o Senhor Deus de Israel; “E disse-me o Senhor: viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumpri” (Jr 1.12).

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR AS ESCRITURAS?

  1. Pois tudo que nela está escrito, é pra nos dar ensinamentos – “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito...” Rm 15.4a.
  2. Pra não errar – “...errais, não conhecendo as escrituras...” Mt 22.29a.
  3. Pois nela encontramos a vida eterna – “...cuidais ter nela a vida eterna...” Jo 05.39a.
  4. Pois é ela que testifica de Jesus – “...são elas que de mim testificam...” Jo 05.39a.
  5. Para obtermos conhecimento do Senhor – “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” 2Pe 3.18ª; Os 6.3.

TRÊS DEFINIÇÃO DE DEUS REPRESENTADA NA BÍBLIA

  1. Deus é espírito – Não dar pra pensar em Deus com mente humana; Deus é espírito pra que você não o veja como um homem.
  2. Deus é luz
  3. Deus é amor

 

  1. Estar sempre preparado para responder as pessoas – “...estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que perguntar a razão da esperança que há em vós” 1Pe 3.15.
  2. Estar preparado para vencer as astutas do nosso adversário – Mateus 4.1-11; Lc 4.1-13.
  3. Pra não pecar contra Deus – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” Sl 119.11. A Palavra Coração no (hebraico לֵב(léb); grego καρδία (kardia)) ocorre aproximadamente 1000 vezes na bíblia, muitas vezes disfarçado de tradução, e o alcance do significado é imenso. Com isso, a palavra coração no grego tem o sentido de “voricidade” que quer dizer: Personalidade, razão e sentimento. Quando encontramos na bíblia a palavra coração não está se referindo ao órgão pulsor do nosso sangue, e sim, a personalidade, razão e sentimento do ser humano.
  4. Pra obter entendimento – “A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos símplices” Sl 119.130.
  5. É alimento pra nossa alma – “...nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Mt 04.04.

 

SEIS ERROS QUE IMPEDEM ENTENDER A BÍBLIA

1º Ler a Palavra sem nenhuma concentração - Antes de começarmos uma leitura bíblica, precisamos primeiro escolher o ambiente adequado para isso. Se você estiver lendo em lugar com muito barulho e pessoas conversando, realmente você terá uma leitura deficiente e não vai conseguir tirar o melhor proveito e aprendizado.

2º Ler a bíblia sem diferenciar a linguagem literal da figurada - A bíblia está recheada de figura de linguagem, e se você não as identificar, correrá o risco de entender tudo errado. 

3º Ler a bíblia aleatoriamente e sem contextos - A leitura precisa ser planejada e organizada, não adianta sair atirando pra todo lado.

Ler a bíblia sem o auxílio de um bom dicionário - É essencial que você leia sua bíblia em posse de um bom dicionário bíblico. Existem incontáveis termos na bíblia que precisam de uma atenção maior, pois cada termo ou significado pode mudar a intenção geral do texto.

5º Ler a bíblia com baixa frequência - Esse também é um péssimo problema porque o aperfeiçoamento consiste na repetição diária de uma mesma coisa.

6º Ler a bíblia com preguiça ou com pressa - Esse erro é tão grave quanto o anterior porque ainda que você não cometa o erro anterior e ler a bíblia todo dia, não vai adiantar nada se estiver lendo com preguiça ou com pressa.

 

            Ler a Bíblia todos os dias faz com que você adquira mais conhecimento e sabedoria. Isso porque ela irá funcionar como um alimento diário do cristão. Quanto mais você se alimentar (ler) da Bíblia, mais você irá ganhar sabedoria. Isso porque Deus usa a palavra dele para falar ao coração daqueles que o buscam. Não se esqueça da importância de estudarmos as sagradas escrituras, pois a bíblia é a nossa espada do Espírito (Ef 06.17), ela é a nossa arma de defesa e ataque. Que possamos exercer todos os dias como Deus ordenou a Josué; “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite...” (Js 1.8ª).

Deus abençoe a sua vida.

 

 Evangelista Cleber Diniz