TRÊS ORDENS DE JESUS PARA A CURA
E LIBERTAÇÃO
JO 11:38-44
INTRODUÇÃO
Três ordens diretas de Jesus podem destacar neste texto, determinam a solução completa um problema, aqui representado pela morte de Lázaro o amigo de Jesus, que já tinha quatro dias. Jesus chega e estabelece o propósito de Deus, que tinha para aquela situação. Jesus vem socorrê-lo quando já não havia mais esperança ou solução. Jesus, diante das aflições da família, também se emociona e sente intima compaixão por elas. Jesus sentia as mesmas dores para com aquela família.
1º Ordem: TIRAI A PEDRA
Jesus mesmo não removeu a pedra, mas deixou esta responsabilidade para nós. Ele pode fazer todas as coisas, mas há coisas que ele quer fazer através de nós. Por exemplo, os anjos quiseram pregar o evangelho, mas essa responsabilidade Deus deu aos homens, por mais limitados que sejam. Jesus chama as pessoas que estão ao seu lado para participarem do milagre. Tirar a pedra, portanto é função nossa. Vejamos a ilustração do mendigo chinês, que passou a vida toda sentado numa pedra esmolando no caminho. Vindo morrer em elevada idade, o prefeito resolveu remover a pedra sobre a qual o mendigo estivera assentado, e para surpresa deles, encontraram debaixo da pedra uma fortuna incalculável. O mendigo morreu sem fazer uso daquele grande tesouro e riqueza, impedido por uma pedra, que nunca removera. Assim acontece com muitos cristãos entre nós. Não queremos remover as pedras que muitas vezes nos separam da fonte de toda riqueza que é Deus.
2º Ordem: VEM PARA FORA
O morto já cheirava mal, mas Jesus ordena esta palavra de cura. O que cheira mal necessita ser retirado. “se creres verás a Glória de Deus”. Deus quer exatamente se manifestar e operar nesta situação que está cheirando mal. Aqui é onde o poder de Deus opera. Ele nos dá o poder para sairmos da situação que está cheirando mal. O que deve sair? Podemos considerar coisas como: maledicência, murmuração, vícios e etc.. Aqui o poder de Deus entra em ação e nos “ressuscita”, ou seja, traz vida para onde havia morte em nós.
3º Ordem: DESATAI-O E DEIXAI-O IR
Nós é que temos que desatar e deixar ir. É nossa responsabilidade. Precisamos ajudar as pessoas a serem desatadas, e levá-las a uma experiência de nova vida. Quantos nasceram agora, e necessitam de cuidados, para reconstruir suas vidas de serem livres das amarras do passado. Ficaram tantos anos escravos de pensamentos errados, vícios e etc.. É a igreja, uma comunidade que cura, perdoa e restaura que deve fazer isso com as pessoas. E a igreja aqui somos nós. Estas pessoas não podem desatar-se sozinhas, necessitam-se de ajuda nossa.
CONCLUSÃO
Que possamos amados, a cada dia, tirarmos as pedras que venham nos impedir de recebermos nossas bênçãos, vinda da parte de Deus. Em nome de Jesus, não percamos a oportunidade de recebermos a benção por causa de alguma pedra, tirai-o diz o Senhor. Evangelista: Cleber Diniz